16 February 2009

Pequenos pinta-cuias

Crianças que marcaram o Projeto Rondon, em Monte Alegre, Pará.


Anderson, 4 anos: foi com o pai no primeiro dia do curso de atualização para jornalistas. Dei a ele folhas do meu bloco e caneta. Saiu o desenho de uma moto com várias cabeças, uma sobre a outra: o pai, a mãe, o filho, todos no mesmo veículo. Perguntou por que meu cabelo era dessa cor e quando eu disse que era loira: “Onde você pintou?”.


Monique, 6 anos, Comunidade Planalto: mulata, cabelos trançados, pinta sobre a boca. Cópia idêntica da mãe - professora da creche.


Fabiana, 10 anos, Comunidade Curitanfã: desenhou a bandeira do Pará (muitas crianças a desenharam ao longo dos dias, todos parecem conhecê-la bem). Disse que gostou muito de mim. Queria que eu não fosse embora e que fosse dar um passeio no bairro com ela.


Ranielson, 10 anos, Comunidade Curitanfã: no final da manhã, a Joana perguntou a ele o que tinha visto de diferente naquele dia. Pensou um pouco, apontou pra mim e disse: “Ela”.


Camila, 3 anos, Comunidade Curitanfã: morena de cachinhos. Veio toda arrumada, de saia jeans e presilhas no cabelo. Bem calma, ficou um bom tempo no meu colo. Talita tirou fotos lindas.


Frederico, 2 anos, Comunidade Curuxi: loirinho dos cachinhos – uma raridade por aqui! Estava só de bermuda e chegou ao ginásio com seus vários irmãos. Não parava de pular.


Monique, 11 anos, Comunidade Airi: Sabia onde fica Santa Catarina no mapa e algumas coisas em inglês. Disse que eu parecia com a Dulce Maria – cantora do Rebelde – por causa do meu sorriso (ela é morena!). Detalhe que a Monique queimou os CDs do grupo porque disseram pra ela que eles têm pacto com o diabo. Andou de bicicleta, tirou fotos com o celular e nos levou para molhar o pé no igarapé.


Elenilson, 11 anos, Comunidade Airi: brincava de futebol no quintal. Garrafas de vidro eram as traves e frascos de esmalte, shampoo e perfume, os jogadores, que "chutavam" uma bolinha de ping-pong.


Giovana, 6 anos, filha da Márcia – cozinheira da Comara: ficou feliz quando a Ju e eu a deixamos mexer no computador pela primeira vez. Digitou seu nome, o da mãe e das amiguinhas. Chupou mangas com a gente, presente do caseiro Benonir.

No comments: